Treinar pela manhã ou à noite? O que é melhor?

Treinar pela manhã ou à noite? O que é melhor?




A resposta mais simples dirá que o importante é treinar, independente do período do dia. O horário escolhido, porém, tem grande influência no ânimo e também no resultado do treino. Listamos abaixo pontos positivos e negativos dos treinos nos dois momentos, fique à vontade para compartilhar sua opinião nos comentários!

Treinos pela manhã: benefícios e pontos negativos

Começamos com uma dica para quem, além da musculação, também gosta de correr. Quem treina também para corridas ou maratonas deve optar por esta faixa do dia, já que a maioria das provas acontece pela manhã. Isso facilita muito a adaptação do corpo e a adequação à rotina.

Além disso, pela manhã o corpo e os pensamentos estão descansados após o sono, aumentando o ânimo para o treino. Acordar cedo e ir logo malhar também evita a procrastinação tão comum no final do dia, ou aquelas tentações de ir trabalho para um happy hour ou simplesmente deitar no cedo.

Tem coisa melhor do que aquela sensação ao final do banho depois do treino matinal? Pois é, quem treina logo após acordar garante energia extra. Esse combustível é benéfico para o trabalho e todas as outras atividades exercidas ao longo do dia, inclusive o momento de dormir novamente. Por mais curioso que seja, acordar cedo para se exercitar melhora a qualidade do sono à noite.

PONTOS NEGATIVOS DE TREINAR PELA MANHÃ

Muitas pessoas não conseguem encaixar os treinos na rotina da manhã por uma série de motivos. O primeiro deles é diretamente relacionado à nutrição, já que não é tão fácil conseguir acordar e se alimentar imediatamente. Isso pode impactar a qualidade do treino, principalmente se a pessoa não comer o suficiente.

Após o longo período de sono, também é importante acelerar a hidratação para começar o treino bem abastecido. Outro motivo, este mais comum e óbvio, é a dificuldade de motivação para encarar a academia logos após largar o travesseiro.

Os treinos matinais exigem mais disciplina e força de vontade para seguir o planejamento. Quem não consegue se desvencilhar tão facilmente das cobertas para suar no treinamento pode inclusive afetar a qualidade do sono se não conciliar horas dormidas e descanso suficientes.

PREFERE MALHAR À NOITE? CONFIRA PONTOS POSITIVOS E DIFICULDADES

O treino à noite é em geral feito após o período passado no trabalho. Isso tem grande influência: positiva para alguns, pelo horário mais flexível; negativa para outros, pela imprevisibilidade e pelo cansaço após as horas no escritório. Vamos aos dois pontos:

POR QUE É LEGAL MALHAR À NOITE?

  1. Nos treinos ao ar livre, a temperatura em geral já está mais amena e convidativa ao esforço.
  2. O planejamento do treino pode ser mais tranquilo, com mais tempo dedicado aos exercícios e alongamentos. O corpo também já está totalmente acordado e mais disposto para o esforço.
  3. As tarefas matinais ficam mais tranquilas. Quem tem filhos, por exemplo, pode passar bons momentos ao lado deles após acordar e se programar melhor para o treino à noite.

As desvantagens do treino noturno:

 

Você pensa em mudar seu treino para o período da noite? Considere estes possíveis empecilhos:

 

  • O cansaço ao longo do dia pode pesar e remar contra seu treino noturno. Além disso, a rotina no escritório é quase sempre imprevisível: você pode sair de casa cheio de gás e aquelas reuniões intermináveis derrubarem todo o seu ânimo para treinar à noite.

    – Quem tem problema para dormir deve evitar a academia até muito tarde, já que a liberação de endorfina pode provocar dificuldades no sono.

    – As academias e centros de treinos usualmente recebem um público maior após as 17h, quando muita gente sai direto do trabalho para o treino. Para quem gosta do clima de socialização nos aparelhos lotados, é uma ótima notícia. Quem não suporta academia cheia e só pensa em completar a série para ir embora, portanto, pode se irritar com este problema.

 

Estes são alguns pontos positivos e negativos de malhar à noite e pela manhã. Dá para ver que não há um horário perfeito e que o importante é você conseguir encontrar aquele que se encaixa na suas rotinas e preferências. O mais importante é não deixar de treinar!

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